Um carro global, inédito e que apresenta novas percepções em design, inovação e alta performance.

Um sedã com linhas rápidas, design dinâmico e uma série de tecnologias e elementos que remetem a modelos de classes superiores, com muita esportividade e elegância. Esse é o Virtus, novo carro da Volkswagen fabricado em São Bernardo do Campo, São Paulo, que estreia no mercado brasileiro e será exportado para diversos países. O veículo, primeiro de sua categoria feito sobre a Estratégia Modular MQB no Brasil, combina alta performance, economia e segurança, em um conceito inédito no país.

Basta uma olhada para perceber que o Virtus chega imponente. O design é sofisticado e inovador, com linguagem visual exclusiva desenvolvida em pesquisas. Elementos em todas as partes da carroceria remetem a veículos de classes superiores, como os frisos cromados na frente, para-choque dianteiro com traços inspirados no Arteon, capô com vincos marcantes, rodas de liga leve diamantadas e a linha de teto bem curva que se estende até o porta-malas.

A esportividade faz parte do visual do novo sedã, que apresenta lateral com linha dupla em forma de flecha, em conjunto que forma uma forte seção de “ombros” no carro, o que garante uma atitude rebaixada e esportiva. Esse caráter de cupê esportivo também pode ser percebido no teto, que possui uma caída rápida na coluna “C”, com linhas que se conectam com as do porta-malas e fazem o vidro traseiro ser bem inclinado.

Alta performance

No Brasil o Virtus tem três versões. O MSI vem com motor 1.6 de até 117 cv e câmbio manual de cinco marchas. Já o Comfortline 200 TSI e o Highline 200 TSI contam com conjunto mecânico do motor TSI de até 128 cv e transmissão automática de seis velocidades. Todos os motores são da família EA211, a mais moderna da montadora.

O motor TSI se destaca por garantir esportividade e comodidade com o câmbio automático. Nesta motorização, o carro faz de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e pode chegar aos 194 km/h.

Interior do novo sedã traz muito conforto e requinte (Foto: Divulgação)

Interior do novo sedã traz muito conforto e requinte (Foto: Divulgação)

Interior amplo e refinado

Se por fora ele se destaca pela imponência, por dentro o Virtus une conforto e refinamento.

Referência no segmento, a distância entre-eixos no Virtus é de 2,65 metros. No banco de trás, por exemplo, o espaço para as pernas é de impressionantes 910 milímetros (da base do encosto do assento traseiro até a parte de trás do encosto do banco dianteiro), além de 1.390 mm de espaço para os ombros, o suficiente para acomodar três adultos com conforto.

Ainda é possível carregar grandes objetos, com o porta-malas de 521 litros, que pode ser expandido com o rebatimento do assento.

Active Info Display substitui o painel de instrumentos analógico por um digital de 10,25 polegadas (Foto: Divulgação)

Active Info Display substitui o painel de instrumentos analógico por um digital de 10,25 polegadas (Foto: Divulgação)

Inovação de ponta

Mesmo distante do carro, o Virtus oferece recursos inéditos. Ele é o primeiro veículo do Brasil a usar inteligência artificial para ajudar os motoristas. Com esta tecnologia, é possível obter respostas para todas as dúvidas sobre o novo VW. Basta utilizar o aplicativo Meu Volkswagen para fazer as perguntas, seja falando, escrevendo (mesmo de forma abreviada) ou até mesmo tirando fotos.

No pacote de inovações está também a segunda geração do Active Info Display, tecnologia que substitui o painel de instrumentos analógico por um digital de alta definição e 10,25 polegadas, o tamanho de um tablet. Com ele é possível visualizar informações adicionais no painel sem precisar desviar a atenção da pista, incluindo mapas e player de música.